Museu VASA - Estocolmo, Suécia




Navio Vasa!  

O grande FAIL da engenharia naval Sueca.


São poucos os museus que me “pegam” durante as viagens, mas este certamente é um que recomendo!
Quem visita Estocolmo, na Suécia, têm parada obrigatória no museu onde está o maior desastre da engenharia do século XVII.
O Vasa é um navio de guerra fantástico, todo entalhado em madeira, com a artilharia mais pesada já construída na Suécia e o museu é o mais frequentado de toda a Escandinávia, talvez pelo fato de ser o maior “fail” da história!
Dizem os suecos insolentes, que talvez em 2040 o museu Vasa consiga arrecadar dinheiro suficiente para equivaler o dinheiro gasto na sua construção;





História do Navio

Em meados de 1628, um abençoado Rei da Suécia ordenou a construção daquele que seria o maior navio de guerra da época; Épico para sua data, o Vasa contaria com uma artilharia pesada: 64 canhões com cada munição pesando mais de 11kg.
Durante a sua construção, o Rei(tardado) verificou que não havia canhões suficientes; Foi ai que ele teve a “brilhante” ideia de ordenar mais uma fileira de canhões. 
Na sua grande inauguração, o Vasa entrou para a História. Uma forte rajada de vento soprou a bombordo, enquanto o navio manobrava para sair do fiorde em frente ao porto de Estocolmo e como um pêndulo, motivado pela posição de seu centro de gravidade e a enorme massa dos canhões, mergulhou nas profundezas para um longo descanso. Somente após 333 anos, em 1956, o navio foi localizado por um investigador independente.
Em 1961, após um enorme esforço, o Vasa foi deslocado até a margem e em seu entorno foi erguido um belo museu.


Curiosidade

Quatro das estátuas entalhadas no Vasa representam poloneses rivais da época que motivou a construção do navio; Elas estão situadas abaixo dos orifícios das latrinas do navio, para que os tripulantes defecassem sobre suas cabeças.  

Entrada

Crianças (0–18 anos): gratuita

Estudantes: SEK 100,00 

Adultos: (Coroa Sueca) SEK 130,00 


10 horas – 17 horas, Quartas-feiras 10 horas – 20 horas 

(Restaurante Vasa 10 horas – 16 horas)

8h30 – 18 horas 

(Restaurante Vasa 9h:30 – 17h:30)
10 horas – 15 horas 
(Restaurante Vasa 11h:30 – 14 horas)










0 comentários:

Postar um comentário

 

Reserve já e garanta seu desconto

Reserva Agora 300x250

My Map

Facebook

Month views

Instagram eng_andarilho

Quem é o Engenheiro Andarilho

Um louco apaixonado; Um maluco diferente Engenheiro Mecânico por opção e paixão, trilho meu caminho em meio a viagens, cálculos e motores pelas estradas neste mundão véio. Casado com alguém que conseguiu entender um pouco mais do meu modo de pensar, estudo coisas que me fazem refletir sobre a essência dos humanos neste grão chamado Terra. Apaixonado por fotografia, tento de diversas maneiras, através desta arte, motivar as pessoas à descobrirem que a vida que lhe foi concedida não é resumida no pedaço de Terra que ela habita. Muitas coisas estão por vir... Vamos atrás dos nossos sonhos!!! Let´s make it possible