Jack Daniels Destillery Tour - Lynchburg, Tennessee

No post de hoje minha dedicatória vai para aqueles que possuem uma afinidade com a bebida criada por um menino sem familia, que decidiu se aventurar no mundo com seis anos de idade e hoje revela à todos uma fábrica direto dos seus sonhos, participando efetivamente de momentos de alegrias e encontros com a solidão. Vamos hoje entrar no mundo mágico de Jack, o Senhor Feudal do Whisky Bourbon !


Mediante os fatos, levei muita sorte nessa jornada. Tudo iniciado no fato do meu primo Rafa morar numa pacata região do interior do Tennessee e minha enorme vontade de conhecer sua linda família depois de muitos anos sem contato.



Pois bem. passamos o natal juntos e com ele veio o revelador sentido de estar cercado por Nashville e uma tal de Lynchburg...

Vou pular várias etapas e pousar direto no ponto em questão deste post. A fábrica do Whisky mais presente em estabelecimentos alcooletilicofestivos do mundo. Jack Daniels!

A pacata cidadela que circunda a fábrica ( na verdade acho que é ao contrário) é morada de quase todos os funcionários da destilaria.  Fizemos o tour menos tradicional, onde é servido no final alguns exemplares diferenciados...

O verbo Fazer esta no plural, pois juntamente comigo, minha esposa e meu primo, casado com a Camila, participaram deste evento épico * além de blogueira ( https://mexicodasilva.wordpress.com/2017/01/09/desierto-de-los-leones/ ) , é fotógrafa profissional e me devia um ensaio desde 2015... Que destino lindo !!!







O Tour foi iniciado como manda o figurino. Um pouco de história, fotos, risadas com o sotaque puxado do Y'all Sr.Guia, que debulhava palavras frenéticamente enquanto meu olhar se perdia naquela imensidão de álcool e madeira !

Conhecemos o processo como um todo e muitas dúvidas que tinha foram caindo barril abaixo. Uma delas é o porque da classificação de Bourbon, explicado majestosamente perante o processo que torna o Moonshine um Whisky... o nome vêm do fato de que, durante o processo, o líquido divino é filtrado por carvão e armazenado no barril de carvalho por no mínimo 2 anos,  além de que a legislação norte-americana determina que a destilação não pode ser superior a 80º.


O Jack Daniel's é lentamente suavizado através de um proceso chamado "charcoal mellowing". Este processo consiste na passagem do whiskey por uma camada de três metros de carvão de madeira, produzidos na própria destilaria.

Jack Daniel's é amadurecido em barris de carvalho branco. Estes barris são novos e são utilizados para amadurecer Jack uma única vez. O desvio entre as diferentes árvores não afeta o gosto do whisky.. "Na verdade afeta, mas não é percebido pelos apreciadores do mesmo tipo que eu. Por isso, é tudo álcool do mesmo saco! "

Fui convidado pelo guia para dar uma tragada no compartimento gigantesco que armazena o "mash", a mistura típica de grãos do bourbon que é de 70% de milho, com o restante sendo de centeio, água e malte de cevada... Minha sinusite foi curada prontamente e não deixei mais dinheiro na farmácia...kkk

Como a sua formula não tem muito segredo, o fator determinante é a água! Particularmente, a utilizada na fabricação do jack vem de um poço localizado na parte de fora da destilaria, casa original de Jack Daniel... Desse poço são retirados mais de três mil litros de água por minuto o ano todo, à temperatura constante de ≈13°C. .Na frente da caverna uma estátua de Jack similar à que está no seu túmulo descreve que alí a mágica acontece!

Alguns passos e chegamos no primeiro escritório do menino que trouxe felicidade... Foi lá também, que eu um atípico dia no ano de 1911 ele chegou cedo após uma madrugada mal dormida, e puto com sua incapacidade de abrir o cofre, enfiou a bicuda no mesmo e danificou seu dedo. Esse ato sem muito alarde foi o responsável pela sua morte, meses depois, agravada por uma infecção que iniciou da sequela do tiro de meta...

Após o pontapé final, membros da familia assumiram o posto de Jack e continuaram sua história, passando por impedimentos, fábrica fechada e muitos fatos que destinavam ao desapareciento da marca. Com a segunda guerra, veio também a proibição da fabricação.

Um fato importante da história foi dado por um tio de Jack, que na busca incessante pela manutenção da marca durante o tempo de escasez, resolveu abrir uma loja em lynchburg, para continuar vendendo produtos com a marca Jack Daniels... Esta loja foi onde encontrei meu gift, kkkk


Encolhendo os causos, degustei cinco premium whisks da marca. Quatro com a bandeira single barrel e o novo Sinatra.






Francamente, foi a melhor visita guiada que já me ocorreu... Dito isso, preenchi uma lacuna que habitava minha lista de desejos e saí de lá com o melhor presente que poderia imaginar para a ocasião... um belo e pesado pedaço de carvalho.

Palco de muita rizada e histórias que não voltam mais em vida, mas retornam todas as vezes que olho as fotos posicionadas na parte superior do Barril !!!





Atenciosamente,
Jack.

1 comentários:

  1. Parabéns, através do seu texto me senti junto nessa aventura. Você tem talento e isso ta muito raro. Linda história e as fotos perfeitas também. Vou continuar acompanhando suas histórias.

    ResponderExcluir

 

Momondo - Reserve seu voo!!!

Reserve já e garanta seu desconto

Reserva Agora 300x250

My Map

Facebook

Visualizações de página

Instagram eng_andarilho

Quem é o Engenheiro Andarilho

Um louco apaixonado; Um maluco diferente Engenheiro Mecânico por opção e paixão, trilho meu caminho em meio a viagens, cálculos e motores pelas estradas neste mundão véio. Casado com alguém que conseguiu entender um pouco mais do meu modo de pensar, estudo coisas que me fazem refletir sobre a essência dos humanos neste grão chamado Terra. Apaixonado por fotografia, tento de diversas maneiras, através desta arte, motivar as pessoas à descobrirem que a vida que lhe foi concedida não é resumida no pedaço de Terra que ela habita. Muitas coisas estão por vir... Vamos atrás dos nossos sonhos!!! Let´s make it possible